11.9.24

Verde Cool junta petiscos e vinho em Braga

O Verde Cool é um evento enograstronómico aguardado com expectativa. A decorrer até 6 de Outubro, em 43 estabelecimentos de Braga, a iniciativa junta um petisco e um copo de Vinho Verde, por quatro euros.










Esta é a décima edição do evento, que é promovido anualmente pela Associação Empresarial de Braga.

Existe roteiro para carimbar, sendo que nove selos dão direito a uma garrafa de vinho e à possibilidade de ganhar outros prémios.

Mais informação pode ser obtida aqui.


8.9.24

Festas da Senhora da Bonança levam multidão a Vila Praia de Âncora

O Alto Minho é rico em manifestações de fé, entre as quais a Festa de Nossa Senhora da Bonança, que se realiza em Vila Praia de Âncora, concelho de Caminha, Viana do Castelo.

As festividades em honra da padroeira do homens do mar decorrem no primeiro fim-de-semana de setembro, aliando devoção, tradição e diversão.

O programa conta com iniciativas emblemáticas, como o procissão naval em que as embarcações dos pescadores vão ao Forte da Ínsua (fortificação marítima do século XVII, monumento nacional) buscar a imagem da Senhora da Ínsua (quinta-feira), o cortejo etnográfico (sábado) e a majestosa procissão em honra da Senhora da Bonança (domingo).

Esta é uma tradição registada desde 1883.

6.9.24

Tradição das Feiras Novas põe Ponte de Lima em festa

Ponte de Lima cumpre a tradição das Feiras Novas, romaria que põe a "vila mais antiga" do país em festa durante seis dias.







Sob o mote "romaria de noite e de dia", a vila do Alto Minho recebe milhares visitantes, até à próxima segunda-feira, dia 9 de setembro.



Celebradas em honra de Nossa Senhora das Dores, as Feiras Novas de Ponte de Lima foram classificadas como Património Cultural Imaterial em Novembro de 2023, sendo esta a primeira edição ostentando o título.




1.9.24

Romaria de S. João d’Arga, maravilha da cultura popular

A Romaria de S. João d’Arga, no concelho de Caminha, distrito de Viana do Castelo, voltou a atrair milhares de pessoas. 

Considerada como uma das romarias mais genuínas do Minho e classificada como uma das 7 Maravilhas da Cultura Popular, a festa leva, na noite de 28 para 29 de agosto, uma multidão ao Mosteiro de S. João d’Arga, edifício classificado como monumento nacional. 

Concertinas, despique de duas bandas de música, chiripiti (aguardente com mel) e sarapatel feito com os miúdos do cabrito da Serra d’Arga são ingredientes que não faltam nesta festa. 

Em termos de religiosidade popular, manda a tradição que os romeiros devem dar três voltas à capela e depois deixar uma esmola a S. João e outra ao diabo, sendo este representado na imagem em que S. Miguel espeta a lança no dragão.