11.9.24

Verde Cool junta petiscos e vinho em Braga

O Verde Cool é um evento enograstronómico aguardado com expectativa. A decorrer até 6 de Outubro, em 43 estabelecimentos de Braga, a iniciativa junta um petisco e um copo de Vinho Verde, por quatro euros.










Esta é a décima edição do evento, que é promovido anualmente pela Associação Empresarial de Braga.

Existe roteiro para carimbar, sendo que nove selos dão direito a uma garrafa de vinho e à possibilidade de ganhar outros prémios.

Mais informação pode ser obtida aqui.


8.9.24

Festas da Senhora da Bonança levam multidão a Vila Praia de Âncora

O Alto Minho é rico em manifestações de fé, entre as quais a Festa de Nossa Senhora da Bonança, que se realiza em Vila Praia de Âncora, concelho de Caminha, Viana do Castelo.

As festividades em honra da padroeira do homens do mar decorrem no primeiro fim-de-semana de setembro, aliando devoção, tradição e diversão.

O programa conta com iniciativas emblemáticas, como o procissão naval em que as embarcações dos pescadores vão ao Forte da Ínsua (fortificação marítima do século XVII, monumento nacional) buscar a imagem da Senhora da Ínsua (quinta-feira), o cortejo etnográfico (sábado) e a majestosa procissão em honra da Senhora da Bonança (domingo).

Esta é uma tradição registada desde 1883.

6.9.24

Tradição das Feiras Novas põe Ponte de Lima em festa

Ponte de Lima cumpre a tradição das Feiras Novas, romaria que põe a "vila mais antiga" do país em festa durante seis dias.







Sob o mote "romaria de noite e de dia", a vila do Alto Minho recebe milhares visitantes, até à próxima segunda-feira, dia 9 de setembro.



Celebradas em honra de Nossa Senhora das Dores, as Feiras Novas de Ponte de Lima foram classificadas como Património Cultural Imaterial em Novembro de 2023, sendo esta a primeira edição ostentando o título.




1.9.24

Romaria de S. João d’Arga, maravilha da cultura popular

A Romaria de S. João d’Arga, no concelho de Caminha, distrito de Viana do Castelo, voltou a atrair milhares de pessoas. 

Considerada como uma das romarias mais genuínas do Minho e classificada como uma das 7 Maravilhas da Cultura Popular, a festa leva, na noite de 28 para 29 de agosto, uma multidão ao Mosteiro de S. João d’Arga, edifício classificado como monumento nacional. 

Concertinas, despique de duas bandas de música, chiripiti (aguardente com mel) e sarapatel feito com os miúdos do cabrito da Serra d’Arga são ingredientes que não faltam nesta festa. 

Em termos de religiosidade popular, manda a tradição que os romeiros devem dar três voltas à capela e depois deixar uma esmola a S. João e outra ao diabo, sendo este representado na imagem em que S. Miguel espeta a lança no dragão.










27.8.24

Vilar de Mouros é sinónimo de música

Vilar de Mouros é um nome mítico no mundo dos festivais de música. Realizado na margem do rio Coura, na localidade de Vilar de Mouros, no concelho de Caminha, distrito de Viana do Castelo, é considerado o mais antigo da Península Ibérica. 

A história remonta a 1965, quando o médico António Barge começou a organizar festivais de folclore. A edição mais emblemática é a de 1971, que trouxe a Portugal Elton John e Manfred Mann. 

Conhecido com o “Woodstock português”, o Festival C.A. Vilar de Mouros teve mais uma edição entre os passados dia 21 e 24 de Agosto, reunindo 55 mil espectadores. 

O primeiro foi dedicado à música portuguesa, com entrada gratuita para ver Fogo Frio, The Legendary Tigerman, Amália Hoje e Delfins. No segundo dia subiram ao palco Ramp, Moonspell, Soufly, Xutos & Pontapés e The Cult. Sulfur Giant, Capitão Fausto, Crystal Fighters, Ornatos Violeta, Die Antwoord foram as bandas do terceiro dia. No último dia festival, atuaram Vapors of Morphine, David Fonseca, The Waterboys, The Libertines e The Darkness. 

A edição de 2025 do festival já está agendada para 21, 22 e 23 de agosto. 

 A organização está a cargo da Surprise & Expectation, em parceria com o Município de Caminha e a Junta de Freguesia de Vilar de Mouros, tendo o patrocínio oficial do Crédito Agrícola.











24.8.24

Ponte de Lima convida a provar novidades do mundo das sidras

Ponte de Lima tem à prova, durante este fim-de-semana, cerca de uma centena de sidras, naquela que é a terceira edição do Sidrama, festival da sidra e bebidas do pomar. 

O certame decorre até amanhã, na Avenida dos Plátanos, com a participação de mais de duas dezenas de sideiros nacionais e internacionais. As marcas portuguesas presentes no festival são: Nua Cider, The Drunker Pharmacist, Sidra Alfa, Duura, Zidra, Vadia, Quinta da Moscadinha, Sidrada, Faca nos Dentes Pop Up, Celta Endovélico, Somersby, Sidra Ada, Sumo Vivo, Odemel e Sidra Arraçada. 


A presença internacional é composta pela Floribunda, do Tirol Italiano; Kuhbrein da Áustria; Lepola, da Finlândia; Zapiain do País Basco; Pomologik, da Suécia; Weiddmann Und Groh, da Alemanha; Vander Mill dos Estados Unidos; El Gaitero das Astúrias; e Otter Cider da Bélgica. 



A Feira da Sidra de A Estrada, na Galiza, é o evento convidado. 


A iniciativa inclui expositores de gastronomia, animação musical, workshops, harmonizações, colóquios e degustações comentadas. 


O acesso ao recinto é livre, mas preciso comprar o copo oficial, no valor de 3 euros, para consumir as bebidas. Cada sidreiro define o preço de venda dos seus produtos. O evento funciona hoje das 13h00 às 1h00 e amanhã das 13h00 às 23h00.

20.8.24

Desfile da Mordomia leva beleza às ruas de Viana do Castelo

Trajes, ouro e beleza feminina são ingredientes que fazem do Desfile da Mordomia um dos pontos altos da Romaria de Nossa Senhora d’Agonia, em Viana do Castelo. 

A edição deste ano aconteceu a 16 de Agosto, atingindo as mil participantes, que desfilaram com chieira pelas ruas da “Princesa do Lima”. 

O programa deste ano da romaria começou no passado dia 14 e prolonga-se até 22 de agosto.