27.8.24

Vilar de Mouros é sinónimo de música

Vilar de Mouros é um nome mítico no mundo dos festivais de música. Realizado na margem do rio Coura, na localidade de Vilar de Mouros, no concelho de Caminha, distrito de Viana do Castelo, é considerado o mais antigo da Península Ibérica. 

A história remonta a 1965, quando o médico António Barge começou a organizar festivais de folclore. A edição mais emblemática é a de 1971, que trouxe a Portugal Elton John e Manfred Mann. 

Conhecido com o “Woodstock português”, o Festival C.A. Vilar de Mouros teve mais uma edição entre os passados dia 21 e 24 de Agosto, reunindo 55 mil espectadores. 

O primeiro foi dedicado à música portuguesa, com entrada gratuita para ver Fogo Frio, The Legendary Tigerman, Amália Hoje e Delfins. No segundo dia subiram ao palco Ramp, Moonspell, Soufly, Xutos & Pontapés e The Cult. Sulfur Giant, Capitão Fausto, Crystal Fighters, Ornatos Violeta, Die Antwoord foram as bandas do terceiro dia. No último dia festival, atuaram Vapors of Morphine, David Fonseca, The Waterboys, The Libertines e The Darkness. 

A edição de 2025 do festival já está agendada para 21, 22 e 23 de agosto. 

 A organização está a cargo da Surprise & Expectation, em parceria com o Município de Caminha e a Junta de Freguesia de Vilar de Mouros, tendo o patrocínio oficial do Crédito Agrícola.











24.8.24

Ponte de Lima convida a provar novidades do mundo das sidras

Ponte de Lima tem à prova, durante este fim-de-semana, cerca de uma centena de sidras, naquela que é a terceira edição do Sidrama, festival da sidra e bebidas do pomar. 

O certame decorre até amanhã, na Avenida dos Plátanos, com a participação de mais de duas dezenas de sideiros nacionais e internacionais. As marcas portuguesas presentes no festival são: Nua Cider, The Drunker Pharmacist, Sidra Alfa, Duura, Zidra, Vadia, Quinta da Moscadinha, Sidrada, Faca nos Dentes Pop Up, Celta Endovélico, Somersby, Sidra Ada, Sumo Vivo, Odemel e Sidra Arraçada. 


A presença internacional é composta pela Floribunda, do Tirol Italiano; Kuhbrein da Áustria; Lepola, da Finlândia; Zapiain do País Basco; Pomologik, da Suécia; Weiddmann Und Groh, da Alemanha; Vander Mill dos Estados Unidos; El Gaitero das Astúrias; e Otter Cider da Bélgica. 



A Feira da Sidra de A Estrada, na Galiza, é o evento convidado. 


A iniciativa inclui expositores de gastronomia, animação musical, workshops, harmonizações, colóquios e degustações comentadas. 


O acesso ao recinto é livre, mas preciso comprar o copo oficial, no valor de 3 euros, para consumir as bebidas. Cada sidreiro define o preço de venda dos seus produtos. O evento funciona hoje das 13h00 às 1h00 e amanhã das 13h00 às 23h00.

20.8.24

Desfile da Mordomia leva beleza às ruas de Viana do Castelo

Trajes, ouro e beleza feminina são ingredientes que fazem do Desfile da Mordomia um dos pontos altos da Romaria de Nossa Senhora d’Agonia, em Viana do Castelo. 

A edição deste ano aconteceu a 16 de Agosto, atingindo as mil participantes, que desfilaram com chieira pelas ruas da “Princesa do Lima”. 

O programa deste ano da romaria começou no passado dia 14 e prolonga-se até 22 de agosto.








19.8.24

Música voltou a Paredes de Coura

O Vodafone Paredes de Coura voltou a levar música à praia fluvial do Taboão, conhecida na gíria festivaleira como o “Couraísio”. 

Esta edição contabilizou 100 mil espectadores, entre 14 e 17 de agosto, com um cartaz com 48 concertos.

Em 2025, o festival vai decorrer entre 13 e 16 de agosto, novamente em Paredes de Coura (distrito de Viana do Castelo).