Acompanhado por um programa de animação, o certame conta com a participação de 40 produtores, sendo 12 de folar e os restantes de enchidos, frutos secos, mel, cogumelos, vinho, pastelaria variada, queijos e azeite.
«Fala-se tanto em exclusividade, estes são produtos exclusivos e isso torna este evento muito importante», afirma o presidente da Câmara Municipal de Carrazeda de Ansiães, João Gonçalves.
São principalmente os filhos da terra, de regresso ao concelho nesta época festiva, os principais “clientes” do folar e das outras iguarias. Contudo, há cada vez mais visitantes e turistas, designadamente do Minho, que aproveitam o evento para saborearem o melhor dos produtos de Carrazeda de Ansiães.
A tradição de fazer o folar em casa vai-se perdendo, uma vez que já poucas pessoas têm fornos a lenha e sabem a receita genuína, por isso este certame representa a alternativa de comprar esta iguaria com qualidade e a preços justos, garantindo a sua presença na mesa de Páscoa. «Consome-se tradição e autenticidade, sabores genuínos e inconfundíveis», defende o autarca.
Em simultâneo, entre 18 e 20 de Abril, decorre a V Edição do Festival do Cabrito em sete restaurante do concelho, naquele que é mais um Fim de Semana Gastronómico do Turismo do Porto e Norte de Portugal.
Sem comentários:
Enviar um comentário