Criada em 2022 para assinalar uma década dos Baga Friends, a iniciativa tornou-se num dos eventos vínicos mais aguardados do país, pela possibilidade de visitar as vinhas e adegas e descobrir os “segredos” dos produtores.
Este ano, o projeto Giz, de Luís Gomes, junta-se aos Baga Friends para um dia de experiências que vão permitir descobrir o território, saborear os vinhos e celebrar a identidade de uma região que vive e respira Baga.
Sob o lema “A Baga nas suas 8 Quintas”, Giz, Luís Pato, Filipa Pato, Quinta das Bágeiras, Quinta da Vacariça, Quinta de Baixo – Niepoort, Sidónio de Sousa e Vadio abrem as portas das suas adegas, entre as 10h00 e as 18h00, proporcionando uma experiência imersiva, com provas exclusivas, harmonizações com gastronomia típica e conversas com os produtores.
Nesta edição, a grande novidade é a realização do primeiro Arraial da Baga, no Clube d’Ancas, entre as 18h00 e meia-noite. Com uma forte componente cultural e comunitária, o arraial contará com música ao vivo, exposição sobre a Baga, petiscos regionais e vinhos da casta Baga, com a presença dos produtores, num ambiente familiar e descontraído.
Neste âmbito, artista plástica Dina Lopes vai apresentar uma exposição inédita dedicada à casta. Os visitantes vão ter a oportunidade de conhecer o trabalho dos burros sapadores e dos porquinhos viticultores, símbolos vivos da biodiversidade e sustentabilidade das vinhas da Bairrada, região que se tem vindo a afirmar na produção biodinâmica.
A participação neste evento é feita mediante a aquisição de um bilhete, que dá acesso às actividades nas quintas e ao arraial. O check-in decorre no Clube d’Ancas e/ou na Rota da Bairrada, amanhã, das 8h00 às 12h00.
Sem comentários:
Enviar um comentário