6.7.18

O diabo volta à Ponte da Misarela

As lendas da Ponte da Misarela ou do Diabo vão ganhar vida amanhã. Um bom pretexto para visitar um espaço que vale a pena pela sua beleza.


Localizada sobre o rio Rabagão, ligando as freguesias de Ruivães, concelho de Vieira do Minho (distrito de Braga), e Ferral, concelho de Montalegre (distrito de Vila Real), a Ponte da Misarela é conhecida pelas suas lendas.

Erguida na Idade Média e reconstruída no século XIX, esta travessia também é conhecida por Ponte do Diabo. Diz a lenda – que apresenta várias cambiantes – que um criminoso em fuga vendeu a alma ao diabo em troca da ponte que o levaria para o outro lado do rio.

A ponte está também associada à solução de problemas de gestação. Relata a tradição que as mulheres com problemas de fertilidade iam para a ponte à meia-noite à espera da primeira pessoa que passasse até ao nascer do sol. Essa pessoa faria uma espécie de batismo da criança com a água do rio. Se nascesse rapaz seria Gervásio e se fosse rapariga Senhorinha. E, assegura a população, ainda há nas imediações vários Gervásios e Senhorinhas.

Situada num local com enorme beleza natural (veja aqui o vídeo), a ponte merece por si só uma visita. Mas os motivos de interesse aumentam, amanhã, dia 7 de Julho, com a realização da “Festa da Misarela" em Sidrós, freguesia de Ferral.




O programa começa às 10h00, com a caminhada pelo Trilho da Misarela. Para as 14h00 está marcada a abertura oficial desta iniciativa e uma hora depois têm início os cantares ao desafio. A partir das 22h30, são recriadas as lendas “Uma ponte do diabo e o baptismo na Ponte da Misarela”. A animação prolonga-se noite fora, com djs.

Sem comentários:

Enviar um comentário