15.11.18

Parque da Ponte


O Parque da Ponte é o epicentro do S. João, as festas da cidade de Braga. Este local aprazível, contíguo ao Estádio 1.º de Maio, AlticeForum Braga (antigo Parque de Exposições) e rio Este, fica especialmente bonito no Outono, quando os amarelos e castanhos destronam a hegemonia do verde.

Segundo o historiador Eduardo Pires de Oliveira, na monografia da freguesia de S. Lázaro, uma inscrição existente no arco da porta principal da capela de S. João indica que esta foi levantada em 1616.

«É bem possível que em 1882 alguns bracarenses tenham sido atraídos pelo bucolismo do lugar, apesar da escassez de águas que o rio Este leva nos meses mais secos do ano, decidindo fazer aqui um parque», refere, acrescentando que os trabalhos foram orientados por Joaquim Rebelo.

O coreto data de 1911, sendo o projecto da autoria de Ernesto Korrodi. Em 1915, foi construído «o lago – em estilo romano – com a sua pergola». 

Aqui foi colocada, no passado mês de Outubro, a obra de arte “Do Tempo, no Espaço, uma ponte, um apelo. Contigo ou sem ti”, de Rute Rosas.


A parte exterior do parque, onde está a capela, é separada da interior, onde existe um grande lago artificial, por «um gradeamento proveniente do antigo Jardim Público que existiu na Avenida Central». 

Veja mais fotos na nossa página no Facebook.


Sem comentários:

Enviar um comentário