A temática desta edição centra-se na gastronomia dos Caminhos de Santiago, assinalando o Ano Santo Jacobeu duplo, que termina no fim de 2022, depois de um prolongamento excepcional permitido pelo Papa Francisco devido à pandemia de Covid-19.
No regresso ao formato habitual, a inauguração do certame decorreu ontem, abrindo a portas dos visitantes para um programa que conta com 165 expositores de cinco países – Espanha, Portugal, Estados Unidos da América, Perú e Costa Rica – e mais de 120 atividades.
Este este ano há um espaço específico para a divulgação dos eventos gastronómicos.
O certame conta com oito restaurantes – Caminhos EnOUgastronómicos, dinamizado pelo INORDE – Instituto Ourensano de Desenvolvimento Económico, O Irixo, Arnoia, Porto de A Guarda, Zamora, Caminho Minhoto Ribeiro, Massachusetts (EUA) – e a recriação de uma típica taberna galega.
No acto inaugural, houve o tradicional périplo pelos expositores, tendo-se voltado a destacar a passagem pelo espaço de Carballiño, em que mais uma vez a promoção da festa do polvo voltou a fazer furor.
O Norte de Portugal volta a marcar forte presença, quer através do stand da Entidade Regional de Turismo, quer a nível individual.
O certame mantém a tradição de dedicar um espaço aos vinhos galegos.
O primeiro dia do certame contou com a realização do IX Encontro de Bloggers de Turismo e Gastronomia, no qual o “Sempre Prontos para Passear” teve o privilégio de voltar a participar, pelo que agradecemos à Expourense.
Esta iniciativa incluiu a divulgação da empresa Gourmet Gallego, de Sober, e dos novos sabores das batatas fritas Jalys, de Xinzo de Limia, a demonstração “Galiza sabe Amar”, apresentando as maravilhas da pesca das rias galegas, harmonizadas com vinhos da Denominação de Origem da Ribeira Sacra, numa organização da Consellería do Mar da Xunta de Galicia, e a apresentação das sidras da Estrella Galicia.
O programa terminou com o jantar no restaurante de Arnoia.
O Xantar é mais um bom pretexto para descobrir Ourense. Saiba mais sobre a cidade aqui.
Sem comentários:
Enviar um comentário