11.10.18

A arte em forma de jardins junto ao rio Lima


“O Clima nos Jardins” é o mote para o 14.º Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima, que decorre até ao fim do mês. A criatividade dos jardins efémeros e o local aprazível onde decorre o certame fazem parte dos motivos de atracção, que anualmente levam milhares de visitantes até à margem direita do rio Lima.



Apesar do nome, esta iniciativa tem o condão de poder agradar mesmo a quem não se interessa particularmente por jardins e jardinagem. Quem espera encontrar jardins tradicionais, com sebes de buxo ou flores distribuídas em talhões consoante as cores, vai ter uma desilusão. Aqui, as plantas fundem-se com outros materiais, em obras de arte que pretendem transmitir uma mensagem, que muda todos os anos.


Para esta 14.ª edição, com o tema “O Clima nos Jardins”, a organização recebeu 46 propostas, provenientes da Alemanha, Argentina, Áustria, Espanha, Holanda, Inglaterra, Itália e Portugal. Destes projectos, foram seleccionados 11 jardins efémeros, que foram concretizados para este festival, aberto ao público desde o fim de Maio.

Quem chega a Ponte de Lima para ir ao festival fica agradavelmente surpreendido ainda antes de lá ter chegado: foram colocadas placas que orientam os visitantes até ao certame, que fica junto ao rio, em Arcozelo, mesmo em frente à vila. No local há um amplo parque de estacionamento, mas quem gosta de caminhar também pode deixar o carro no areal, atravessar a ponte e fazer o percurso a pé a bordejar o rio.

Depois de se atravessar o portão, entra-se num espaço amplo, de 2,5 ha, que inclui os jardins efémeros, jardins fixos e elementos tradicionais, como vinha ou limoeiros que já existiam. Um desdobrável guia os visitantes pelos jardins e convida-os a eleger um jardim que ficará para o festival do ano seguinte. Na edição de 2017, o tema era “O Jardim das Descobertas”, tendo o jardim “Nova Terra – Descobrindo um Novo Mundo” sido o preferido do público, podendo, por isso, ser visto este ano.


Dito isto, vamos então a um passeio pelo 14.º Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima...

Antropia no Jardim 




O Jardim de Microclimas





Círculo Verde 






Controle Climático






Estações que Prendem






Atitudes (In)conscientes






O Espelho do Pensamento





Utopia Ecológica





Nova Terra - Descobrindo um Novo Mundo (jardim mais votado em 2017)





O Museu do Passado






Criado pela Natureza





Um passeio Pelo Clima





Consciente da importância do envolvimento da comunidade local neste tipo de iniciativas, a organização reservou um espaço para as criações das escolas do concelho. O 4.º Festival de Jardins Escolinhas merece uma visita atenta e um aplauso.






Pelo recinto estão espalhados elementos de jardins de edições anteriores. Alguns dos jardins também podem ser encontrados em diversos pontos do concelho. Um dos segredos do sucesso do festival é o facto de, apesar de ir na 14.º edição, conseguir sempre surpreender. Quem não foi às edições anteriores ou foi e pretende recordar o que viu, pode encontrar as obras que têm sido apresentadas no site do certame.









Com ligação directa, mesmo ao lado dos jardins há uma piscina com bar.




De referir ainda uma particularidade: como este é um festival de jardins, a natureza encarrega-se de fazer com que sejam obras de arte vivas. A pensar nisso, há a possibilidade de comprar, por dois euros, um passe para toda a época, que permite ver a evolução dos jardins (o bilhete normal custa um euro).

"Jardins do Fim do Mundo" é o tema para a edição do próximo ano e as candidaturas decorrem até 15 de Novembro. Inspire-se...



2 comentários:

  1. Já lá fui duas vezes e gostei muito!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já fui diversas vezes. Um dos segredos da iniciativa é ter jardins sempre diferentes, apesar de manter o formato.

      Eliminar