26.10.18

Fins-de-Semana Gastronómicos servem o melhor da região Norte

Mais de mil restaurantes, 500 empreendimentos turísticos e 300 quintas, adegas e espaços de enoturismo, de 78 concelhos do Norte do país, vão participar, entre o próximo mês de Novembro e Junho de 2019, na 11.ª edição dos Fins-de-Semana Gastronómicos.



A iniciativa é promovida pela Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal, em parceria com os municípios, tendo este ano, pela primeira vez, um tema: Doçaria Tradicional e Conventual do Norte do País. Nesta região, foram identificados 52 municípios com estes doces.


Com origem nos Domingos Gastronómicos, lançados pela extinta Região de Turismo do Alto Minho, os Fins-de-Semana Gastronómicos mantêm-se fiéis ao objectivo de promover a gastronomia e os vinhos da região, usando o estômago como chamariz para os visitantes.



Nos respectivos fins-de-semana gastronómicos, os concelhos apresentam o seu prato mais emblemático, acompanhado por uma sobremesa e por vinhos locais. Os clientes que optarem pelo prato em destaque têm direito a um copo de vinho de boas-vindas.


Por exemplo, a iniciativa arranca a 2 de novembro, em Guimarães, com pataniscas de bacalhau, rojões com papas de sarrabulho e rabanadas. No mesmo fim-de-semana, Lamego serve bôla (presunto), cabrito assado com arroz e batatas em forno de lenha e leite-creme.



A gastronomia é acompanhada por um programa de animação, que convida à descoberta e fruição do território. Como “incentivo” extra, os empreendimentos turísticos fazem um desconto de 10 por cento nas noites de sexta-feira e sábado para os clientes dos fins-de-semana gastronómicos.


A variedade está assegurada, uma vez que nesta edição vão ser servidos pratos com 215 receitas, 52 produtos gastronómicos qualificados e vinhos de cinco denominações de origem, incluindo Vinho do Porto e Vinho Verde.


Para mostrar a riqueza da gastronomia da região, a apresentação dos Fins-de-Semana Gastronómicos, que decorreu ontem, no Hotel Suave Mar, em Esposende, incluiu uma degustação dos produtos gastronómicos dos municípios aderentes.


Se os números desta realização são impressionantes, imagine então encontrar, no mesmo espaço, para além de várias qualidades de bolinhos de bacalhau, pataniscas, rissóis e afins, uma enorme variedade de queijos e enchidos, presuntos, arroz de sarrabulho à moda de Ponte de Lima, cordeiro à moda de Monção, arroz de favas, covilhetes de Vila Real, cogumelos, corações de Gondomar, clarinhas de Fão, rabanadas poveiras, Pudim Abade de Priscos, fidalguinhos, jesuítas, tarte de S. Bento, biscoitos de milho de Vila Nova de Cerveira, marmelada, mel da Serra da Cabreira e muitos, muitos, outros produtos... O que é que havia para beber para acompanhar tudo isto? Vinho branco, tinto, rosé, do Porto, espumantes ou licores, consoante a preferência.


Se isto era apenas uma amostra, imagine o que pode encontrar em toda a região Norte...


Sem comentários:

Enviar um comentário