30.10.18

Cerdal cumpre tradição da Feira do Santos


Seja o que for que esteja a pensar comprar, muito provavelmente vai estar à venda na Feira dos Santos de Cerdal, concelho de Valença, distrito de Viana do Castelo, que se realiza a 1 e 2 de Novembro.

Com mais de 400 tendas, esta feira é considerada a maior do Noroeste Peninsular. Aqui é possível comprar, por exemplo, maquinaria e alfaias agrícolas, animais (cavalos, ovelhas, cabras, pintainhos, coelhos, passarinhos...), vestuário, calçado, têxteis-lar, mobiliário, marroquinaria, bijutaria, brinquedos, carne, bacalhau, presunto, enchidos, fruta, legumes, pão, doces e muito, muito, muito mais.

A decorrer no terreiro de S. Bento da Lagoa, esta feira tem a particularidade de incluir corridas de cavalos, no Dia de Todos os Santos, tasquinhas com petiscos tradicionais, que à noite se animam com concertinas e cantares ao desafio, e uma zona junto à capela de S. Bento onde os agricultores locais vendem os produtos da época, com destaque para os pericos, semelhantes a uma pequena pêra, que são endógenos de Valença.

Com documentação que remonta a 1758, diz a tradição que no dia 1 de novembro há a Feira dos Santos e no dia 2 de novembro há a Feira das Trocas, ou seja, o dia em que se vai trocar o que não serviu.

O certame atrai anualmente milhares de pessoas, incluindo muitos espanhóis, dada a proximidade geográfica.

Veja dos que estamos a falar com as fotos de anos anteriores na nossa página do Facebook.

Actualização: Veja neste vídeo alguns momentos de animação que registámos no dia das trocas.

Sem comentários:

Enviar um comentário