3.12.18

Semana Gastronómica promove Capão à Freamunde

A XIII Semana Gastronómica do Capão à Freamunde está a decorrer até ao dia 13 de Dezembro, no concelho de Paços de Ferreira, envolvendo 13 restaurantes. Nestes espaços, é possível comer capão à dose, o que significa que já não é preciso pedir uma ave inteira para degustar esta iguaria.


O Capão à Freamunde obteve a denominação de Indicação Geográfica Protegida, atribuída pela Comissão Europeia. De forma a assegurar a qualidade, existe um sistema de identificação, em que cada ave tem uma anilha e um “bilhete de identidade" com os seus dados.



Segundo a Associação de Criadores de Capão de Freamunde, os galos são capados com cerca de dois meses, altura em que também lhes é cortada a crista e a barbela. As aves são criadas ao longo de aproximadamente nove meses, em regime extensivo, alimentadas com produtos naturais e sem aditivos.



O ponto alto desta semana é o no dia 13 de Dezembro, em que se realiza a Feira de Santa Luzia ou Feira dos Capões, certame que vai fazer 300 anos, em 2019. Nesta feira, os criadores apresentam as suas aves a concurso, sendo eleito o melhor capão vivo. Só são admitidos a concurso capões com "bilhete de identidade".



Alfredo Meireles venceu a edição de 2017 do concurso de melhor capão vivo


Na véspera, dia 12 de dezembro, na Quinta de Pinheiro, em Freamunde, realiza-se um jantar de gala em que é eleito por um júri, com prova cega, o melhor prato de capão entre os restaurantes aderentes à semana gastronómica.


Restaurante Areia  (chef Vítor Brito Areia) venceu a edição do concurso gastronómica do ano passado

A receita tradicional indica que o capão é servido assado no forno, acompanhado com batatas assadas e grelos.


A apresentação da XIII Semana Gastronómica do Capão à Freamunde decorreu, na semana passada, numa cerimónia em que Isabel Pires (restaurante Bem-Haja, em Nelas), Manuel Serrão e o chef António Loureiro (restaurante A Cozinha, em Guimarães, distinguido com uma estrela Michelin) foram nomeados embaixadores do capão.


Presidente da Câmara de Paços de Ferreira, Humberto Brito, com os novos embaixadores do capão, Isabel Pires, Manuel Serrão e o chef António Loureiro


Conferência de imprensa de apresentação da XIII Semana Gastronómica do Capão à Freamunde

A iniciativa contou com a presença de um conjunto de jornalistas e bloggers de Portugal e Espanha, que participaram numa visita ao concelho promovida pela Câmara Municipal de Paços de Ferreira e pela Entidade Regional de Turismo Porto e Norte de Portugal.

Veja também o vídeo sobre a XIII Semana Gastronómica do Capão à Freamunde na nossa página no Facebook.

Actualização: O restaurante Tapper – Fine Food and Special Drinks venceu a edição deste ano do concurso gastronómico do Capão à Freamunde. Saiba mais na nossa página do Facebook.

Sem comentários:

Enviar um comentário