6.2.19

Xantar celebra 20 anos com a edição mais internacional de sempre

Todos os caminhos vão dar, entre hoje e domingo, ao Xantar – Salão Internacional de Turismo Gastronómico, que decorre na Expourense, em Ourense, na Galiza.


Trata-se da 20.º edição do certame, contando com a participação de 12 países: Espanha, Portugal, Brasil, Panamá, Costa Rica, México, Itália, Peru, Colômbia, Cuba, Argentina e Nicarágua.

Com a presença de 283 expositores, a edição «mais internacional de sempre» vai proporcionar mais de 200 experiências enogastronómicas, o que significa uma média de quatro actividades em cada hora do salão.

O certame mantém a «tradicional e estreita colaboração transfronteiriça com Portugal», mas também aposta no reforço da «cooperação ibero-americana». Nesta linha, o Brasil é o país convidado deste ano, estando representado pela Prefeitura da Foz do Iguaçu, no Estado do Paraná.

No recinto, 15 restaurantes apresentam gastronomia de Espanha (Galiza e Castela e Leão), Portugal (Braga, Vila Real e Açores), Panamá e Brasil, com 20 menus, entre os 15 e os 39 euros.

O vasto programa de actividades inclui a presença de chefs de nove países – Espanha, Portugal, Costa Rica, Panamá, México, Colômbia, Peru, Brasil e Nicarágua –, que vão participar em 77 showcookings.

Para além de demonstrações, provas comentadas, degustações e conferências de especialistas, vai realizar-se o XIV Encontro Internacional sobre Gastronomia Sustentável e Saudável, o XV Encontro Internacional de Confrarias Gastronómicas e Enófilas, o III Workshop de Turismo Gastronómico, o VI Encontro de Bloggers Gastronómicos e Turísticos e... muito, muito mais.


A inauguração oficial está marcada para hoje, às 12h30 (hora espanhola), presidida por Alfonso Rueda, vice-presidente da Xunta de Galicia. 

Actualização: O Xantar é uma experiência marcante. Veja na nossa página no Facebook os bons motivos que o director-geral da Expourense apresenta para visitar o certame. Saiba mais sobre a presença da Foz do Iguaçu, de Braga, do Alto Tâmega, de Gondomar e do Panamá. Veja o ambiente e os pratos bonitos. Não perca a actuação do Grupo Canto d'Aqui com elementos do Grupo de Folclore da Universidade do Minho. Para terminar, veja o resumo 20.ª edição neste vídeo.

Sem comentários:

Enviar um comentário