6.2.20

Vinhais espera milhares na ”festa” do fumeiro


Vinhais promove a 40.ª Feira do Fumeiro, entre hoje e domingo. Para além do fumeiro de suínos de raça bísara, nos quatro dias deste certame vai ser possível encontrar produtos naturais e gourmet, artesanato, espectáculos musicais, demonstrações culinárias, tasquinhas e restaurantes à espera de milhares de visitantes. António Zambujo e Expensive Soul são os cabeças-de-cartaz.


A apresentação desta iniciativa decorreu, recentemente, na Casa de Trás-os-Montes e Alto Douro em Braga, num momento que serviu para demostrar a qualidade do fumeiro, que valeu a Vinhais o epíteto de “Capital do Fumeiro”.



No encontro com a imprensa e com os calorosos transmontanos que se associaram ao evento, o presidente da Câmara Municipal de Vinhais, Luís Fernandes, destacou que este certame se transformou numa festa, em que a essência e o elemento diferenciador será sempre o fumeiro de excelência.


A Feira do Fumeiro funciona como uma montra da produção local para as 80 a 100 mil pessoas que Vinhais espera por estes dias.


Relativamente ao programa, a feira abre hoje, dia 6 de Fevereiro, às 14h00, embora a cerimónia oficial de inauguração só esteja marcada para as 18h00.

Amanhã, dia 7, o ponto alto vai ser o concerto com António Zambujo, a partir das 22h00, num dia repleto de iniciativas, tais como a Exposição de Suínos da Raça Bísara (13h15) ou demonstrações de culinárias e de corte de presunto.

No terceiro dia do evento destaca-se a Final do Campeonato Nacional de Chegas de Touros de Raça (15h30), o concerto dos Expensive Soul (22h00) e o Espetáculo Piromusical (00h00), mas também há demonstrações culinárias, lançamento de livros e muita animação musical.

A fechar o pano, domingo, dia 9, a tarde vai ser animada com uma Demonstração Equestre e Arte a Cavalo (14h00) e pelo Festival Folclórico (15h00), mas ao longo do dia não vai faltar animação musical.


O programa completo pode ser encontrado no site da Câmara Municipal de Vinhais. A edição deste ano conta com prémios reforçados para os melhores produtores.

Como disse o presidente da Câmara Municipal, «as palavras ao pé dos sabores valem pouco». Veja mais imagens na nossa página no Facebook e ponha pés ao caminho porque tudo é verdadeiramente delicioso...

Sem comentários:

Enviar um comentário