4.2.20

Xantar “serve” o melhor da gastronomia, vinhos e turismo em Ourense


A 21.ª edição do Xantar – Salão Internacional de Turismo Gastronómico decorre, entre amanhã e domingo, na Expourense, em Ourense, na Galiza. São cinco dias para desfrutar de mais de 150 experiências e descobrir 298 expositores.


Este é já um certame incontornável para os apreciadores da enogastronomia, que atrai anualmente cerca de 24 mil visitantes à Expourense. A edição deste ano conta com nove países representados: Espanha, Portugal, Costa Rica, Cabo Verde, México, Peru, Chile, Panamá e Argentina. De Portugal destaca-se a presença da região Norte, de Setúbal e de Monchique.

O salão contempla uma área de restauração, com 15 restaurantes, que apresentam 22 menus, entre os 15 e os 35 euros, sendo a novidade a participação da Ilha de Ons e de Guimarães.


Para além dos stands, onde os expositores dão a conhecer o seu potencial turístico e apresentam as novidades a um público vasto, o Xantar tem um programa recheado de actividades.


Chefes de Espanha, Portugal, Costa Rica, México, Peru e Chile vão protagonizar 70 showcookings, a que há a juntar 45 provas comentadas e 50 degustações.


Numa vertente formativa e de valorização dos produtos endógenos de qualidade, destaca-se um curso certificado de iniciação à prova de vinhos, para além das “Wine Talks” com produtores galegos de vinho, seguidas da prova dos seus néctares.


Esta edição prevê uma reflexão sobre o papel da gastronomia e do vinho na dinamização do mundo rural e o apoio à candidatura da Ribeira Sacra a Património Mundial da UNESCO em 2021.



Entre muitos outros eventos, o programa contempla  ainda o XV Encontro Internacional de Gastronomia Sustentável e Saudável, o XVI encontro Internacional de Confrarias Gastronómicas e Vínicas e o VII Encontro de Bloggers de Gastronomia e Turismo, um evento que conta com o apoio da Diputación Provincial de Ourense, no qual o “Sempre Prontos para Passear” vai estar presente, tal como no ano passado

Motivos não faltam para ir “Xantar”...

Actualização: Veja como decorreu a edição deste ano neste vídeo , aqui, aqui, aqui e aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário