22.5.20

Lagoas de Bertiandos são área importante para a conservação da biodiversidade

No Dia Internacional da Biodiversidade, rumamos nas memórias até Ponte de Lima, para visitar a Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e São Pedro d'Arcos, localizada a cerca de quatro quilómetros da sede de concelho.


Criada em 2000, com quase 346 hectares, esta é considerada uma «área importante para a conservação da biodiversidade», destacando-se a «diversidade de biótopos associados a uma zona húmida continental».

Esta é uma área que proporciona um agradável contacto com a natureza, permitindo a observação da fauna e da flora, havendo estruturas próprias para esse efeito. Por isso mesmo, este um local a visitar em diferentes épocas do ano, apreciando as mudanças que se verificam. Uma vez que existem passadiços, é fácil circular no coração desta zona, mesmo com crianças.


Como explica o decreto regulamentar de constituição da Paisagem Protegida, nesta área destaca-se um «interessante mosaico de habitats, desde zonas húmidas, bosquetes florestais de vegetação natural, pastagens e áreas agrícolas, desenvolvendo-se ao longo de um sistema lacustre permanente, irrigado por canais naturais e atravessado pelo rio Estorãos, exibindo apreciável diversidade e originalidade paisagísticas».


Segundo o mesmo documento, «a conjugação de uma associação de folhosas em terrenos alagadiços, onde se destacam os amieiros, carvalhos, salgueiros e vidoeiros, confere ao local potencialidades particulares em termos de habitat de alimentação e refúgio para várias espécies de fauna», sendo digno de nota o «registo de perto de 80 espécies vegetais consideradas raras ou em vias de extinção local».



Ali existe um Centro de Interpretação Ambiental, com um Serviço Educativo que proporciona actividades de sensibilização e educação ambiental para vários públicos, que durante este período de pandemia tem novas regras para evitar a propagação da Covid-19.



Outro importante equipamento é a Quinta de Pentieiros, que inclui a Quinta Pedagógica e o Parque Florestal, o Parque de Campismo e Caravanismo com Piscina, o Albergue, os Bungalows e até a Casa da Árvore, construída à volta do tronco e dos ramos de um antigo carvalho, onde um dia esperamos ter a oportunidade de pernoitar.

De acordo com informação municipal, o Parque de Campismo e Caravanismo e a Casa do Cuco (alojamento do tipo casa de campo com capacidade para acolher até seis pessoas) reabrem na próxima segunda-feira, dia 25 de Maio, com o selo "Clean & Safe", atribuído pelo Turismo de Portugal.

A Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro d'Arcos está incluída na rede de percursos do concelho, sendo que alguns estão mais centrados na descoberta da riqueza deste espaço, enquanto outros levam os visitantes à descoberta de mais recantos de Ponte de Lima.



Sem comentários:

Enviar um comentário