15.6.20

Braga vive S. João dentro de portas mas não dispensa sinais festivos nas ruas

Somos apreciadores dos santos populares, por isso vivemos esta época com nostalgia dos anos em que fazíamos o pleno dos festejos: Santo António em Lisboa, S. João no Porto e em Braga e S. Pedro na Afurada e na Póvoa de Varzim.


Este ano, por causa da pandemia, tudo é diferente. Sem ajuntamentos e folia nas ruas, os santos populares vivem-se dentro de portas. É precisamente essa a mensagem da organização do S. João de Braga, que mesmo assim traz para a rua alguns elementos típicos dos festejos, como a iluminação da Arcada e a colocação do S. João na fonte do centro da cidade.


Junto à capela de S. João da Ponte, devidamente decorada, há farturas, que agora até têm entrega ao domicílio, pão com chouriço e bolos de romaria.

Depois de ontem já ter havido um “aperitivo”, a iluminação vai ser oficialmente ligada hoje, às 22h00, com transmissão online pela Associação de Festas de São João de Braga, assim como todo o programa festivo, que inclui a atuação de grupos bracarenses.


No dia 23 de junho, pelas 22h00, os Amor Electro sobem ao palco do Altice Forum, sendo que o valor angariado com o espetáculo reverte para o fundo social sanjoanino. 

No Dia de S. João, 24 de junho, destaca-se a transmissão da missa, às 11h00, da capela São João da Ponte, a eucaristia solene de São João, às 16h30, na Sé Primaz, e o lançamento do hino de São João pelo músico Daniel Pereira Cristo, às 22h00.




Sem comentários:

Enviar um comentário