3.9.20

Viagem ao tempo dos dinossauros

Dino Parque da Lourinhã é uma boa ideia para quem procura atividades em família. Veja esta experiência contada pelo nosso colaborador júnior, de 12 anos.

 

O Dino Parque, localizado na Lourinhã, é um parque com modelos à escala real de muitos dinossauros que existiram na Terra ao longo dos tempos. O Dino Parque está dividido em museu, parque com os dinossauros e uma mini-zona com atividades relacionadas com dinossauros, como por exemplo a escavação de fósseis.

 

O museu é a primeira das três diferentes áreas do parque, que se visita quando se entra nesta experiência de viagem no tempo. O museu tem vários fósseis cedidos pelo Museu da Lourinhã, tais como dentes, garras, crânios, ovos, coprólitos (cocó de dinossauro fossilizado) e pegadas, bem como explicações sobre os vários dinossauros.

 



Esta área foi enriquecida com a exposição temporária “Big Five”, que apresenta os cinco maiores dinossauros predadores da Europa, descobertos em Portugal, Alemanha e Inglaterra. 

 

Prosseguindo a visita, deixamos a parte interior e aventuramo-nos pelo exterior. O parque dos dinossauros está dividido em quatro áreas: triássico, jurássico, cretáceo e uma zona com os maiores monstros marinhos pré-históricos, como por exemplo o Megalodon (o maior tubarão que existiu na história da Terra, que podia chegar aos 20 metros de comprimento).

 



O Parque teve um acrescento em 2020, que foi a construção de uma torre de observação colocada num determinado ponto estratégico para se poder ver alguns dos mais emblemáticos modelos de dinossauros.



 

O Parque tem cerca de 180 “bonecos” de dinossauros diferentes e entre eles estão obviamente o Tiranossauros Rex, o Alossauro, o Triceratops e o Velociraptor. Para além destes tão conhecidos, há também os diferentes dinossauros que foram descobertos na Lourinhã, capital dos dinossauros em Portugal, como por exemplo o Dinheirosaurus (dinossauro chamado assim por ter sido encontrado na Praia do Dinheiro).

 

O primeiro dinossauro que se vê quando se entra neste mundo pré-histórico é um pterossauro (dinossauro que voa) gigante, com cerca de 7 metros de altura.

 


Percorrido o parque, chega-se à área de atividades infantis, onde existem várias coisas para fazer, como por exemplo pintar dinossauros, escavar fósseis ou fazer desenhos.

 

Os visitantes têm a opção de levar a sua própria comida e comer numa das várias mesas de piquenique espalhadas pelo parque ou usar o restaurante de fast-food que se encontra junto à área de atividades infantis.

 

Esta visita demora em média 3 horas, embora a duração dependa do ritmo de cada um e das brincadeiras que surgirem pelo caminho.

 

Para quem gosta de caminhadas e de dinossauros, esta é uma atividade divertida e cheia de aventuras.



Na minha opinião, é muito interessante a ideia de um parque com dinossauros, mas alguns dos modelos de dinossauros são muito estranhos porque se percebe que são de plástico, parecendo pouco reais.


Aviso: Devido à Covid-19, quando visitámos o parque, em Junho, não era permitido o acesso às áreas infantis existentes em vários pontos do parque. Esta restrição não se aplicava, no entanto, à área infantil com atividades pedagógicas que existe ao pé do restaurante.


Veja mais fotos na página do Sempre Prontos para Passear no Facebook.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário