8.8.18

Romaria de Santa Marta de Portuzelo orgulha-se das tradições

“Somos tradição” é o lema da Romaria de Santa Marta de Portuzelo, Viana do Castelo, que tem o seu ponto alto entre sexta-feira e domingo. O ouro é o tema da edição deste ano, que mais uma vez aposta na valorização da riqueza da cultura local.


As mordomas são as rainhas da romaria. Pela sua beleza, pelo «traje preto, bordado a vidrilhos com casaca» que envergam e pelo peitilho de ouro que exibem, estas jovens são as embaixadoras da festa.

Como refere o Regulamento do Desfile da Mordomia de Santa Marta de Portuzelo, as mordomas desta freguesia distinguem-se «pelo uso do véu com tiara e com as pontas enroladas e presas com alfinetes de ouro. Envergam um peitilho de ouro bem distribuído, sem exagero no peso e na quantidade. […] A Mordoma leva na mão uma vela votiva, como símbolo da virgindade da moça que deve ser de idade casadoira».

Para as jovens santamartenses, é um motivo de orgulho e «quase um dever» serem mordomas da padroeira «pelo menos uma vez na vida, antes do casamento».

A jovem retratada no cartaz deste ano é Lúcia Brito, que vai desfilar pela 19.ª vez, concretizando, com «muito orgulho», «um sonho» acalentado ao longo dos anos.



As mordomas transportam na mão a vela votiva, uma vela ricamente decorada, outrora símbolo da pureza das jovens. Diz a tradição se a vela se apagasse durante a missa era sinal de que mordoma já não era donzela.


Tal como acontece com o traje, Santa Marta orgulha-se de ter uma vela votiva com características únicas, criada nos anos 50 pelo pai de Álvaro Sales, o artesão que actualmente faz este ícone da romaria.


Cada vela demora cerca de 5 horas a ficar pronta. O trabalho exige minúcia para fazer, em papel de alumínio, 56 flores e 20 botões de rosa vermelhos (ou azuis no caso de a mordoma estar de luto), elementos que depois são colocados na vela e decorados com o fio “trena” n.º 9 – tem mesmo de ser n.º 9 –  encaracolado. Esta vela tem a particularidade de ter uma bobeche ou aparadeira, um recipiente de vidro para evitar que os pingos da cera se espalhem.




A devoção a Santa Marta é o principal motor da festa, pelo que o ponto central é a missa e procissão, domingo de manhã, constituindo uma «impressionante manifestação de fé», em que largas centenas de pessoas cumprem promessas. Alguns fiéis oferecem ouro à padroeira, pela que a imagem da santa também leva um peitilho de ouro na procissão.

A vertente religiosa é preparada com muita dedicação, incluindo a decoração da igreja, o treino dos coros de virgens que acompanham os andores de Santa Marta de Santa Marta e de Santa Maria Madalena, o arranjo dos andores, que inclui ramos de palmitos, alguns dos quais com cerca de cem anos, e as vestes para a procissão.

Apesar do cariz religioso, festa é festa, e no Minho ninguém deixa os créditos por mãos alheias em matéria de animação. A apresentação cartaz foi feita no dia 26 de Maio, nos “Globos de Ouro”, um espectáculo feito por gente da terra, com uma qualidade de pôr muitos humoristas profissionais a um canto.


O programa inclui não um, mas dois cortejos! O primeiro, sexta-feira à noite, é dedicado às profissões e o segundo, sábado à tarde, ao ouro. Fazendo jus ao nome de “coração do folclore”, a romaria inclui, sábado à noite, a 3.ª edição do festival de folclore. Zés P’reiras, bandas de música e Fernando Correia Marques (domingo à noite) juntam-se à animação. Veja o programa completo e ponha pés ao caminho.



Comer

Para comer, pode optar pelo Café Snack Bar “O Poço” (Rua da Linha do Vale do Lima, 83). Não se assuste com a parte do “café snack bar” porque se come bem. Nota positiva para os deliciosos enchidos caseiros, arroz de cabidela, leite creme e peras bêbadas, a juntar ao atendimento personalizado do proprietário.







Dormir


A Villa Vale Flores (Rua Vale Flores, 12) é um B&B, com piscina coberta e espaço para cozinhar. Num local sossegado, aposta nos detalhes personalizados, como rosas naturais a perfumar as toalhas e o robe, “amenities” dentro de saquinhos de tule ou iogurtes em recipientes de vidro ao pequeno almoço. A simpatia do casal anfitrião, Marie e Manuel de Carvalho, é uma mais-valia.






Sem comentários:

Enviar um comentário