2.8.18

Obras em crochet embelezam ruas de Cerveira

Se acha que o crochet serve apenas para fazer carapins para bebés é porque ainda não foi a Vila Nova de Cerveira. Até 30 de Setembro, a 3.ª edição da iniciativa “O crochet sai à rua” apresenta verdadeiras obras de arte feitas com agulha e lã.

A peça mais espectacular é a fachada de uma casa, na rua Queiroz Ribeiro, totalmente revestida com crochet, desde as paredes aos detalhes decorativos, como as andorinhas, a roupa a secar, os cactos à janela ou a gaiola do passarinho.



Por toda a vila há muito mais que ver, nesta iniciativa que junta a Câmara Municipal, as Juntas de Freguesia, as IPSS, os comerciantes e os particulares. Por exemplo, na fachada da Câmara pode ser apreciado um pavão gigante, no jardim do auditório municipal um regador em tamanho XXL e nas paredes da biblioteca borboletas. Tudo em crochet...




No Largo do Anjo da Guarda foi evocada a roda dos enjeitados onde, até meados do século XIX, na Ermida de S. Miguel, eram deixadas as crianças.





Há também comerciantes que recriaram a sua actividade em crochet, como um relógio na parede de uma relojoaria ou um carrinho de supermercado carregado com fruta.




Não se surpreenda ao ver bonecas de 2,5 metros vestidas com trajes minhotos, de gala ou de personagens Disney espalhadas pelas ruas.



Pela sua beleza e originalidade, este é, sem dúvida, um bom motivo para visitar a “vila das artes", a juntar ao facto de estarem a decorrer, até ao próximo domingo, as festas concelhias em honra de S. Sebastião, de arrancar dia 10 de Agosto a XX Bienal Internacional de Arte de Cerveira, de haver a Festa da História de 16 a 19 de Agosto e a "Cerveira Acústica" com Paulo Gonzo (11 de Agosto) e Carolina Deslandes (25 de Agosto).







Sem comentários:

Enviar um comentário