14.3.19

O esplendor da arte

As capelas Imaculada e Cheia de Graça, do Seminário de Nossa Senhora da Conceição, em Braga, venceram a votação do site ArchDaily, especializado em arquitectura, na categoria de Edifício do Ano em Arquitectura Religiosa.


Concluída em 2015, a requalificação deste espaço situado no coração do Seminário Menor bracarense é da responsabilidade do gabinete Cerejeira Fontes Arquitectos e a iconografia do escultor Asbjörn Andresen e da pintora Lisa Sigfridsson, tendo como inspiração o mistério da Conceição Imaculada de Maria.


Aqui, nada corresponde à imagem tradicional de uma capela. Não é pequena, as paredes não são brancas e não há altares de talha dourada com imagens clássicas de santos. A arte em todo o seu esplendor é a impressão com que se fica quando se entra pela primeira vez neste templo de tamanho descomunal: dizem os dados oficiais que tem capacidade para 700 pessoas.


Uma construção em madeira que remete para a ideia de uma floresta e uma abóbada em betão (mais de 130 toneladas suspensas) são os elementos mais impressionantes de um local onde duas capelas de fundem e nada é convencional.


No meio, numa cadeira, igual às outras onde se sentam os fiéis, está a imagem de Nossa Senhora da Humildade, de coroa na mão. 



O altar é de pedra, apenas polida na parte de cima, assente em pés de ferro, que se apoiam numa espécie de lago. A luz que entra pelos rasgos feitos nas paredes grossas, de pedra despida, funde-se com a das lâmpadas que pendem do tecto, num jogo de luz e sombra. 


Neste espaço, nada nos deixa indiferentes, por mais vezes que se volte. Vale a pena ir, mesmo quem não é católico ou crente. É possível fazer a visita a título individual em horário de expediente, mas o ideal é fazer um contacto prévio (253 203 180).

Recorde-se que a capela Árvore da Vida, localizada no interior do Seminário Conciliar de S. Pedro e S. Paulo, em Braga, igualmente da autoria do gabinete Cerejeira Fontes Arquitectos, já tinha conquistado o prémio ArchDaily 2011 para edifício religioso com a melhor arquitectura.


Sem comentários:

Enviar um comentário