8.3.19

Esposende aguça o apetite com “sabores do mar”

Esposende propõe, ao longo deste mês, a degustação do melhor da sua gastronomia, em 41 restaurantes do concelho, na 20.ª edição da iniciativa “Março com Sabores do Mar”. Para além da promoção das iguarias à base de peixe e marisco, o objectivo é dar a conhecer a doçaria, os vinhos e os lacticínios deste município do distrito de Braga.


Dos restaurantes aderentes a este programa, 20 concorrem ao concurso gastronómico que visa distinguir pratos inovadores com sabores do mar. A iniciativa também envolve 20 pastelarias com produção própria, três produtores de vinho e os Lacticínos das Marinhas.


O evento apresenta um vasto programa, que envolve toda a comunidade, incluindo os produtores locais, as escolas e as famílias, sendo que estas estão a ser desafiadas a participar no concurso gastronómico “Peixe com Todos”, marcado para dia 24.


No calendário destaca-se, este fim-de-semana, no Espaço Sabores do Mar, instalado no Largo Rodrigues Sampaio, no centro da cidade, a iniciativa “Doces e Endógenos”, que visa «proporcionar a demonstração, degustação e aquisição de produtos locais, com destaque para os hortícolas, pastelaria, lacticínios, vinhos, licores, cerveja artesanal, entre outros».


No dia 17, às 11h00, no Espaço Sabores do Mar, os restaurantes vão apresentar à comunidade os pratos que têm a concurso. Os preços destas propostas a concurso variam entre 11 e 30 euros por pessoa, havendo pratos entre os 20 e os 37 euros para duas pessoas.

Uma das novidades deste ano é a realização, no dia 31, entre as 17h00 e as 22h00, do “Sunset Flavours”, com entrada grátis, em que «o melhor dos produtos locais vai ser servido em forma de petisco, com a participação dos agentes de restauração local».

Na apresentação desta iniciativa, o presidente da Câmara Municipal, Benjamim Pereira, destacou que «"Março com Sabores do Mar” é uma marca de relevo no panorama gastronómico nacional, assente em vinte anos de divulgação do património enogastronómico de Esposende».


Por seu turno, o vereador do Turismo, Sérgio Mano, referiu que Esposende tem registado um crescimento turístico acima da média nacional, enfatizando que os dados mostram que o concelho sofre cada vez menos a sazonalidade.


O município quer dar a conhecer todo o seu potencial, que inclui mar, dois rios, montanha, ecovias e equipamentos de lazer, entre outras condições para proporcionar experiências únicas aos visitantes.


Em representação da Entidade Regional Turismo do Porto e Norte de Portugal, Cristina Mendes manifestou a satisfação pelo desempenho de Esposende, considerando que o concelho tem sabido marcar a diferença, designadamente com a iniciativa interdisciplinar que é o “Março com Sabores do Mar”.


Toda a informação sobre este evento pode ser encontrada em Março com Sabores do Mar.

Sem comentários:

Enviar um comentário