Duas vezes por ano, os portões de Serralves, no Porto, abrem-se para maratonas de programação cultural, com entrada gratuita e actividades para toda a família. As iniciativas “Serralves em Festa” e a “Festa do Outono” conseguem captar um público diversificado, incluindo pessoas que não têm especial predilecção por arte contemporânea.
A 16.ª edição do “Serralves em Festa” realizou-se no último fim-de-semana, entre 31 de maio e 2 de junho, durante 50 horas sem interrupções. Segundo a Fundação de Serralves, «o maior evento da cultura contemporânea em Portugal e um dos maiores da Europa» recebeu 264.750 visitantes.
Um dos aspectos mais interessantes desta iniciativa é abertura do espaço à noite, altura em que ganha uma magia especial, sobretudo na parte do lago, com os sons da natureza a misturarem-se com os da música e os dos visitantes. Noutro local, junto ao roseiral, a noite convida a apreciar os focos de luz que atravessam a vegetação, a ver a dança das sombras e a procurar as estrelas. Vale realmente a pena parar e desfrutar de Serralves desta forma.
Para além das propostas em áreas diversificadas como música, dança, performance, teatro, circo contemporâneo e fotografia, os visitantes puderam ver as obras de Joana Vasconcelos, integradas na exposição "I'm Your Mirror". Recorde-se que esta mostra decorre até 24 de Junho, sendo que a artista vai estar em Serralves, no próximo domingo, dia 9 de Junho, a partir das 9h00, para o encontro "Um Olhar para a Arte Contemporânea".
Terminada esta iniciativa, começa a contagem decrescente para a “Festa do Outono”, que vai decorrer a 28 e 29 de Setembro. Durante um fim-de-semana, o programa promete inúmeras actividades para pequenos e graúdos, tais como a «interação com os animais» da quinta, «oficinas lúdico-pedagógicas, com abordagens ao ambiente e às artes, percursos e jogos que apresentam a biodiversidade do parque», que fica especialmente bonito naquela época do ano, tingido pelas cores de Outono, «ateliers de manufatura com exemplificação e experimentação de técnicas de produção e transformação de fibras têxteis ou workshops temáticos», para além de «espectáculos de teatro e de música». Marque na agenda!
Veja mais imagens na página do Sempre Prontos para Passear no Facebook.
Sem comentários:
Enviar um comentário