12.4.20

Passear por Vizela

Uma das vantagens desta viagem por Portugal sem sair do sofá é podermos ir até onde as memórias nos levam. Hoje, vamos até Vizela, um destino que merece uma visita quando tudo ficar bem e os espaços e estabelecimentos voltarem a abrir. 


Outrora considerada a “rainha das termas” de Portugal, Vizela encara o turismo como um dos motores de desenvolvimento do concelho. Um trunfo importante nesta estratégia foi a eleição do Bolinhol (pão-de-ló coberto com calda de açúcar) como uma das 7 Maravilhas Doces de Portugal. 


É precisamente pelo Bolinhol que começamos o périplo por alguns dos ex-libris do concelho. Na Casa do Pão de Ló Delícia, o proprietário, Joaquim Lopes Vaz, conta que Joaquina Pedrosa da Silva é considerada a criadora do “Pão de Ló Coberto de Vizella”. A história desta iguaria deve remontar a 1880, uma vez que esteve presente na Exposição Industrial Concelhia de Guimarães de 1884. 


Seguimos para o peso pesado das atrações do concelho: as termas. Alvo de um investimento de 5 milhões de euros, as Termas de Vizela reabriram em Fevereiro do ano passado, tendo como principal novidade uma enorme piscina dinâmica. Para além da vertente lúdica – e que bem sabe estar na piscina ou uma massagem Vichy com água termal –, existe uma importante parte terapêutica, uma vez que as águas termais de Vizela são conhecidas pelas suas propriedades curativas desde o tempo dos romanos.


Nesta visita promovida pela Câmara Municipal de Vizela e pelo Turismo do Porto e Norte de Portugal, no passado mês de Setembro, fomos também até às Caves do Casalinho. O vinho “Três Marias” é, possivelmente, o mais conhecido desta firma, que está no mercado há 75 anos e leva o nome do concelho a lugares tão distantes como a China, EUA ou Brasil.


Os apreciadores de caminhadas vão, certamente, aplaudir o que se segue: subir a pé ao Santuário de S. Bento das Peras. Este é um destino também muito procurado pelos amantes de ciclismo, mas pode-se ir de forma mais rápida e confortável de carro. S. Bento das Peras é um local de culto e lazer, com uma vista panorâmica sobre uma vasta área e onde existem duas capelas, sendo que a mais antiga terá sido edificada «muito antes do século XVI» e restaurada em 1831.



Com os olhos regalados pela paisagem, dirigimo-nos para outro lugar imperdível: o Parque das Termas. Caminhe, aprecie o rio, o lago, as árvores de grande porte e aproveite o parque infantil e até o restaurante que há no interior. Atenção, não se surpreenda se vir alguém a tirar os sapatos e meter os pés numa fonte. Trata-se de água termal.



Para terminar com chave de ouro, nada melhor do que um Bacalhau à Zé do Pipo, considerado o prato do concelho, acompanhado por um vinho verde, antes do imperdível Bolinhol. E assim se completa o «triângulo dourado de sabores» de Vizela.


Sem comentários:

Enviar um comentário