29.4.20

Regalar os olhos na Serra de Sintra

O tempo de confinamento começa a pesar, mas como não podemos deitar tudo a perder, cá estamos para mais um passeio por Portugal sem sair de casa. Hoje, vamos até à Serra de Sintra, mais especificamente à Barragem do Rio da Mula (Cascais) e à Peninha (Sintra).


Localizada no Parque Natural de Sintra-Cascais, a Barragem do Rio da Mula é um espaço muito aprazível para caminhadas, corridas, BTT, piqueniques, passear o cão, ler ou simplesmente desfrutar da calma e da beleza do local, sempre com cuidado (vimos uma queda de bicicleta digna dos vídeos de apanhados) e respeito pela natureza.


Uma placa indica-nos que estamos nas proximidades do Campo Base da Pedra Amarela, um equipamento da responsabilidade da Câmara Municipal de Cascais vocacionado para «a realização de atividades aventura e “outdoor”, permitindo o acampamento».


Aproveitando a deslocação, decidimos rever as belas paisagens desta zona, serpenteando pela serra, numa deslocação até ao Santuário da Peninha, localizado 486 metros acima do mar, em Colares.


Sempre que ali vamos e encontramos os espaços encerrados, lamentamos que o seu potencial não esteja a ser devidamente aproveitado. A nossa esperança é que se dê um destino a este património, de forma a que possa voltar a estar acessível ao público. As fontes documentais destacam o conjunto de painéis que reveste o interior da capela, que gostaríamos de ver.


Como se pode ler no site da Direcção-geral do Património Cultural, o Santuário da Peninha «insere-se num conjunto arquitectónico formado pela antiga ermida de São Saturnino (fundada por D. Pêro Pais na época da formação do reino de Portugal e hoje abandonada) e pelo palacete romântico de estilo revivalista, que se assemelha a uma fortificação, construído no ano de 1918». Segundo a mesma informação, «a actual capela remonta ao século XVII, tendo sido fundada por Frei Pedro da Conceição», sendo que a «campanha decorativa ter-se-á prolongado pelo menos até 1711».


Este local está associado à lenda da pastorinha pobre e muda, que ao procurar uma ovelha tresmalhada encontrou uma senhora que lhe disse que, quando chegasse a casa, chamasse pela mãe e procurasse pão. A jovem assim fez e, milagrosamente, falou e encontrou pão numa arca que anteriormente estava vazia. O sítio onde a senhora supostamente apareceu tornou-se local de culto, tendo sido erigida a capela de Nossa Senhora da Penha.


Sem a possibilidade de visitar o interior das construções, o mais espectacular é, indubitavelmente, a paisagem que se apresenta a quem sobe a este fabuloso miradouro, uma vez que se pode apreciar uma vasta faixa litoral. Diz-se que em dias limpos se consegue avistar desde o Cabo Espichel à Ericeira.

Veja na página do Sempre Prontos para Passear no Facebook mais fotos do que conseguimos avistar neste périplo.

Sem comentários:

Enviar um comentário