26.10.19

Vinhos de todo o país à prova em Lisboa


O certame “Vinhos&Sabores” decorre até à próxima segunda-feira, na FIL – Feira Internacional de Lisboa, apresentando mais de 400 produtores de vinho, queijarias artesanais e outros sabores.


A edição deste ano aposta na estreia de um espaço para os vinhos biológicos e em dar mais destaque do que na edição anterior ao enoturismo. 



Para além da prova livre «de mais de 3.000 néctares», o programa inclui “provas especiais” comentadas por críticos e produtores vitivinícolas e a segunda edição do concurso “Par Perfeito”, em que seis chefes e outros tantos sommeliers procuram a melhor harmonização entre pratos feitos na hora e vinhos apresentados de surpresa.


Organizado pela revista Grandes Escolhas, este afirma-se como «o maior evento vínico do país», segundo o director da publicação, Luís Lopes. Em declarações ao "Sempre Prontos para Passear", este responsável destaca a presença de produtores de vinho de todo o país e alguns do estrangeiro.


Luís Lopes assegura que esta é a feira do sector que mais visitantes reúne, havendo a expectativa de que passem pelo certame pelo menos 12 a 15 mil apreciadores, enófilos e profissionais do sector.


Para além do número, o dirigente editorial sublinha a «qualidade dos visitantes». «São pessoas não vão para beber vinho. Vão para ficarem a conhecer mais do sector, para falarem com os produtores e para aprenderem a ser mais exigentes enquanto consumidores», declara. Muitos produtores aproveitam precisamente a presença deste público qualificado para a apresentação das suas novidades, especialmente os vinhos topo de gama.


Um dos momentos mais aguardados do certame é a revelação dos vencedores do concurso “Escolha da Imprensa”, em que perto de 60 jurados escolhem os melhores néctares, em prova cega. Os vencedores são os seguintes (a lista completa está disponível no site da Grandes Escolhas):

Espumantes
Montanha Grande Cuvée Bairrada Baga & Chardonnay branco 2010 (Caves da Montanha)

Brancos
Regueiro Barricas Vinho Verde Monção e Melgaço Alvarinho branco 2017 (Quinta do Regueiro)


Rosés
Ravasqueira Premium Regional Alentejano 2017 (Sociedade Agrícola D. Diniz)

Tintos
Antónia Adelaide Ferreira Douro 2015 (Sogrape Vinhos)

Generosos
Justino’s Madeira Sercial Colheita 2017 (Justino’s Madeira Wine)

O bilhete diário para o evento que ocupa os sete mil metros quadrados do pavilhão 1 da FIL custa 15 euros, enquanto o passe para os três dias se cifra nos 20 euros.


O preço da participação em cada uma das provas especiais ainda disponíveis no site do evento é 40 euros. A alternativa é comprar o pack, que dá acesso a várias provas, por 72 euros, mas há que ter em atenção que já há vários de eventos esgotados.

“A Grande Tabua de Queijos” custa cinco euros e permite que o visitante escolha amostras de queijos para harmonizá-las com vinhos selecionados.

O certame funciona hoje e amanhã das 15h00 às 21h00 e segunda-feira das 11h00 às 18h00 (só para profissionais).

Sem comentários:

Enviar um comentário