23.10.19

Doçaria com 190 anos reabre em Braga

A festejar 190 anos, a Doçaria de S. Vicente reabriu hoje, em Braga, com nova gerência, assumindo a responsabilidade de manter a tradição dos doces conventuais com que se notabilizou.


Herdeira de receitas ancestrais, a equipa liderada por Sara Araújo promete manter a aposta nos doces tradicionais, como os Fidalguinhos, as Viuvinhas ou os Súplicos, a par de novos produtos.


Em relação à doçaria tradicional, recorde-se que os emblemáticos Fidalguinhos fazem parte do receituário do Convento da Nossa Senhora dos Remédios. Diz a tradição que o seu formato, finos e entrelaçados, faz lembrar as pernas cruzadas de um fidalgo.


As Viuvinhas (ou Viúvas) têm origem no mesmo convento, sendo que outrora este doce chegou a conhecido por “pastéis dos Remédios” e encomendado pelos monges de Tibães por altura das festas de São Bento.


Entre as opções da doçaria tradicional estão também as Pedreneiras, que representam os antigos passeios das ruas de Braga, os Charutinhos, as Bolinhas de Amêndoa, as Paciências, as Rosquinhas ou as Línguas-de-Gato.


Na breve cerimónia inaugural, após o cortar da fita, o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, congratulou-se com a reabertura deste espaço emblemático do comércio bracarense, destacando que os doces feitos com as receitas tradicionais também fazem parte do património da cidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário