17.5.19

Festival promove arroz carolino das lezírias ribatejanas


Foto Festival do Arroz Carolino das Lezírias Ribatejanas

Samora Correia, no concelho de Benavente, distrito de Santarém, é entre hoje e domingo a “capital” do arroz carolino. Durante estes três dias decorre, no campo da feira, a terceira edição do Festival do Arroz Carolino das Lezírias Ribatejanas, um certame organizado pela Câmara Municipal, que alia a gastronomia à música, ao artesanato e aos produtos locais. A inauguração está marcada para as 18h30, sendo a entrada gratuita.

O epicentro do festival é a denominada Praça do Arroz, uma tenda de grandes dimensões onde o arroz carolino das lezírias ribatejanas é o rei. Aqui é possível encontrar as Bancas do Arroz, que apresentam 15 menus de arroz carolino, sob a responsabilidade do chef Luís Machado.

Segundo é explicado pela organização, o «visitante adquire um “kit de degustação” que permite escolher, entre as três possibilidades existentes, duas apresentações diferentes de arroz carolino».

Na tenda principal estão três restaurantes, com menus entre os 8 e os 13 euros, e ali decorrem as demonstrações culinárias. Com o objectivo de reduzir o uso de plástico, vão estar à venda por 50 cêntimos copos reutilizáveis.

Existe ainda outra tenda destinada à exposição institucional, de artesanato e de produtos regionais. Estão igualmente contempladas áreas lúdicas dedicadas exclusivamente aos mais pequenos, quiosques de bebidas, barraquinhas de comida e animação de rua.

Os cabeças de cartaz da parte musical são Agir, que atua hoje, às 23h00; os Amor Electro, que sobem ao palco amanhã, às 23h00; e Bárbara Bandeira, que se apresenta domingo, às 18h30.
Para além destes nomes, o programa inclui «a participação de muitas coletividades e associações, dando expressão às dinâmicas culturais locais».

No domingo, a partir das 8h30, realiza-se a Caminhada do Arroz Carolino, com um percurso de 10 quilómetros pela Rota das Lezírias.

Na apresentação do certame, o presidente da Câmara Municipal de Benavente, Carlos Coutinho, classificou o Festival do Arroz Carolino das Lezírias Ribatejanas como «um investimento na gastronomia, no território e na paisagem». O autarca acrescentou que o certame irá continuar a realizar-se, alternadamente, em Benavente e em Samora Correia.

O festival assume-se como «um evento gastronómico e cultural que se enquadra no projecto de promoção do Arroz Carolino das Lezírias Ribatejanas, tendo como objectivo contribuir para a valorização e atractividade deste território no âmbito local, regional e nacional».

Segundo os números da organização, a edição do ano passado contou com mais de 60 mil participantes. Mais informações sobre esta iniciativa podem ser encontradas no site do Festival ou na página do evento no Facebook.

Sem comentários:

Enviar um comentário